terça-feira, 26 de novembro de 2013


Alguns gêneros e autores


Oferecer ao aluno a oportunidade de apreciação e análise de textos e obras literárias, é antes de tudo, abrir muitas portas para novos mundos e novos conhecimentos, assim como para o prazer que a leitura pode proporcionar àqueles que realmente praticam esse ato.
No decorrer do ano letivo de 2013, o livro didático da 8ª série ou 9º ano "Para viver juntos" da editora SM, possibilitou trabalharmos com vários gêneros textuais como artigo de divulgação científica, verbete de enciclopédia, crônica esportiva, reportagem, texto dramático e roteiro, propaganda e muitos contos: conto psicológico, social, de amor, de assombração. E autores como Clarice Lispector, Luiz Vilela, Wander Piroli, Marina Colasanti, José Geraldo Couto, Ubiratan Leal, Luís Indriunas, Luís Carlos Martins Pena entre outros.
Paralelo ao trabalho com o livro didático, as turmas também visitaram e visitam a biblioteca e fazem leituras diversas que são socializadas em momentos chamados de "contação de histórias" e agora nesse blog...



     









        

  Todo tempo, momento e espaço é favorável às descobertas que a leitura proporciona, assim os alunos das 8ª séries estão vivenciando essa experiência, ao visitarem a biblioteca e, imergirem em leituras diversas, com as quais descobrem a força e o pulsar de personagens, histórias e vidas diferentes, que somam ao sentimento cada vez mais intenso de abrir novos livros e  novas viagens.





          Da leitura à contação de histórias

 


Durante a leitura de escolha livre, ouvi de alguns alunos expressões como “Vamos descobrir muitas coisas nessas obras..." É muito importante criarmos condições para que os alunos partilhem suas leituras com os colegas e, a partir dessas trocas se constituam verdadeiros  leitores.





 



Nossos alunos precisam construir referências importantes no seu processo de formação e dialogar com textos e obras de diferentes gêneros e estilos, proporcionar variadas situações de leitura é um dos muitos caminhos válidos para mostrar ao aluno a importância da mesma.






 

Enfim, sabemos que precisamos ler muito e que, toda atividade feita com prazer é mais gostosa. Como já disse Ana Maria Machado, “ninguém ensina ninguém a gostar de ler, a gente se contamina com a leitura”. E, contra esse mal/bem não existe antídoto!!!!!!!!!!!!!!!!
CONTAMINEM-SE, caros alunos precisamos provocar uma grande epidemia de comunidades leitoras em Açailândia.



Então, de acordo com o que foi acordado em sala, convido todos os meus alunos de 8ª série do CE Lourenço Antonio Galletti,  a usar e abusar desse espaço, por meio da combinação entre reflexão e prática de leitura, na troca de entendimentos sobre os textos e obras lidas, postando seus comentários, registrando assim, as experiências de leitura e contagiando outros leitores.
 8ª Série A, B e C, mãos a obra! Agora é com vocês!!!
           Professoras


EVENILDA e SARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário